Realmente as coisas vão mudando e nem me apercebo o quanto.
Desde Maio de 2010 que não escrevo nada por estas bandas. Não fosse um (pelo menos um :)) leitor destes meus devaneios chamar-me a atenção que há tantos meses não escrevo que nem me dava vontade cá vir. O meu obrigado pelo lembrete.
Realmente, os ups and downs destas coisas (blogs) vão variando em função dos nossos outros interesses. Se até Novembro de 2010 foi mesmo por não apetecer escrever, apartir do dia 25 desse mês foi por ter uma nova actividade: o Geocaching. Veio ao meu conhecimento por mero acaso e tornou-se um vicio tão grande que não me consigo livrar dele. Mas descanse o leitor que não me causa dano algum, antes pelo contrário mantém a minha sanidade mental e de alguma forma a forma fisica. É uma redundância mas é verdade.
Que se trata o Geocaching? bem a definição que eu mais gosto é: "eu utilizo satélites de milhões de euros para encontrar caixinhas perdidas nas floresta e cidades" ou a oficial que é "em busca de tesouro com alta tecnologia" ou seja gps e internet. Então funciona mais ou menos assim: eu conheço um monumento ou um local que me diz muito, então escondo ai um pequeno tesouro: uma cache. Que não é mais do que um container (que pode ser um rolo fotografico vazio ou um tupperware) ou uma coisinha micro micro. Tem que conter obrigatoriamente um livro de registo de visitas, um disclaimer a informar que aquilo é um jogo, e uma caneta ou lápis. Publico as coordenadas na pagina do geocaching, e permito assim que outros partilhem daquilo que eu gosto. Mas há mais muito mais: o tipo de cache, as geocoins, os tb.. ui ui.. muita coisa gira.
Ontem dei inicio a um novo projecto para por em practica aqui em Celorico de Basto: um conjunto de caches (23) para mostrar as potencialidades desta terra que amo, vistando todas as freguesias do concelho (22). Só ontem descobri montes de coisas que desconhecia por completo, tipo Celorico já ter tido mais de 50 Freguesias como o Bilho e Chapa que actualmente fazem parte de Mondim de Basto e de Amarante respectivamente. Curioso? eu também e ontem foi apenas o primeiro dia desta aventura, que espero me traga muita mais infor da minha terra.
Deixo aqui o logotipo que criei para esta aventura. Ela será o mote destas caches: Celiobriga Bastiandos ou seja: Celorico de Basto na actualidade.
Como podem ver isto tem-me absorvido muito tempo este desporto, mas também m tem levado a lugares que desconhecia por compelto. Lembro-me de Coimbra uma cidade que visito com muita regularidade, e que possui uma igreja que desconhecia por completo. A igreja de Celas, escondida entre ruas estreitas, onde os estudantes antigamente eram praxados, mas onde arrepiei a espinha pelo que vi. Já tinha visto em filmes mas nunca ao vivo. Entro a igreja em obras e vejo do lado direito uma grade, era um convento e esse era a forma de contacto com as monjas que o habitavam mas mesmo ao lado a roda. Nunca tinha visto toquei-lhe e arrepiei-me ao imaginar as crianças que possam ter sido ali largadas. Tem destas coisas o geocaching.
Se tiver despertado o interesse em alguém este é o link que podem consultar: www.geocaching.com. E não façam como alguem que me perguntava ontem: "e há disso em celorico" ao que eu respondi: "quantas quer? mesmo aqui a 8 metros há uma" a pessoa ficou espantada. Existem caches por todo o pais e em locais o mais inusitado possivel. Igrejas, locais com cultura, paisagem etc etc etc. Como dizem os ingleses: "you name it" pensa, e há lá uma de certeza, se não houver podes sempre ser tu a colocar uma nova. :D inscreve-te.
Volto em breve.
Abraço: matrixamp
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Voltou a escrever e muito bem!
O geocaching é uma actividade muito interessante e, como diz, muito saudável, podendo, no entanto, ocorrerem alguns riscos calculados.
Bem Haja!
É uma verdade. Ainda hoje á procura de uma cache entre Fafe e Guimarães sai de lá todo picado lol.
Obrigado pela visita e pelos comentários.
Isso foram só umas picadelas! lol
Já há muito tempo que aqui venho ler as suas aventuras e "desventuras", espero que continue a escrever os seus relatos, publique fotos e vídeos, quando puder e tiver vontade de o fazer.
Obrigada pela sua atenção, até sempre.
Enviar um comentário