terça-feira, 7 de outubro de 2008

A falta de civismo... na estrada

Podia realmente descrever o meu sentimento com base no mesmo assunto, mas em várias etapas e lugares das nossas vidas, o que nao era dificil dada a ocorrencia generalizada de casos no quotidiano.

Hoje, voltando a casa do Porto, circulo pela Via rápida (A42/IC25 se nao estou equivocado) que liga a dita Cidade a Paços de Ferreira e por sua vez interlaça com a A11.

Uma fila de mais de 2 kilómetros, com pendente contra ou seja uma encosta. Para ajudar reduçao de 3 faixas para 2 faixas e para ajudar ainda mais estreitamento para 1 faixa. Isto seriam 20:00. Avista-se ao longe reflectida nos camioes em circulaçao, luzes azuis dos agentes da autoridade. Como bom português imaginamos logo a desgraça: final tarde, loucura generalizada, acidente em cadeia.

Mas a que vem este blog entao: á falta de civismo das pessoas, porque quem vem na faixa da esquerda nao tem culpa que haja estreitamento de via sem outra sinalizaçao. Como boas pessoas que somos, deveriamos dar a mao e agilizar o processo um por outro e deixar passar... nao era? pois! nao era mesmo.

Se metemos á bruta, somos um FDP para começar e o resto todo de nomes feios a seguir. Se somos calminhos somos "enrabês" forte e feio.

Tudo isto provocando várias paragens aos carros que por problemas de sobre-aquecimento se iam acumulando nas bermas.

Adiante. Á frente (nao que tenha gostos mórbidos) nao se avistava "nicles patatoles" de acidente. Por um lado ainda bem. Mas porque demónios entao era aquela fila enorme. Nao é que ao passar pelo dito carro dos srs Agentes (impávidos e serenos á conversa) assisto APENAS á colocaçao da sinalizaçao de obras????
É verdade: Eu excluo-me, mas quase toda a gente fazia uso do dito de Camoes: "VI CLARAMENTE VISTO" é incrivel como se pode ser tao estúpido. A minha preocupaçao era chegar a casa. A desta gente é ser cusca. Por favor cresçam. Poucos de nós somos agentes da lei ou médicos ou enfermeiros para em caso de acidente ajudar. Quanto mais uma mera sinalizaçao de obra.

Haja paciência.

3 comentários:

O Pinoka disse...

Estou totalmente solidário com a tua indignação.
Costumo frequentar o maior parque de estacionamento da Europa. Já deves ter ouvido falar do IC19. Grande parte das vezes os acontecimentos nas estradas nem justificam tamanhas filas de transito mas os “orçamentistas” teimam em dar palpite enquanto passam.

Bom fim de semana

matrixamp disse...

Ainda ontem estive no IC19, Ponte 25 Abril, A5, A1.. enfim e realmente tens razao... deveriam ser construidas 4 faixas ou 5 faixas nas estradas que é patra aquelas pessoas que nas de 3 faixas circulam na do meio se afastarem para outra mais á direita... lololol

Nux@ disse...

É mesmo...
Haja paciência...