segunda-feira, 3 de março de 2008

Por caminhos de outros tempos..


Registei ontem dia 02.03.2008 um dia embora frio e nebulado, ao mesmo tempo também um dos mais agradaveis dos ultimos tempos.

Motivo? aproveitei o meu domingo de "folga" e com a minha parceira, metemos pés á pista de Cicloturismo de Guimaraes/Fafe: digo este sentido porque foi o que nós tomamos.

Embora nao tenhamos cumprido os 14+14km (ida e volta) ficamos pelos 8,1+8,1Km ou seja fizemos Guimaraes / Fareja e volta: 16,200km.

Cumpriram-se todas as minhas expectativas (apesar da ausência de sol): o trajecto é lindoooooo, super bucólico, principalmente apartir de Mesao Frio. E trouxe-me á memória viagens de comboio pelo meio do monte, o fumo, o verde e toda aquela envolvencia de "corredor verde" e embora nunca tenha feito este trajecto no dito, lembrei-me da unica vez que o fiz entre Celorico de Basto e Vila Nune (perto do Arco de Baulhe) e de como na minha infância ficaram gravadas as imagens do nascer do sol e o vale do Tâmega completamente inundado de nevoeiro lá no fundo, como que a formar um enorme lago de alvura impar.

Em lugar de se chamar Pista de Cicloturismo deveria chamar-se Ecovia, porque quem faz pedrestrianismo ou simplesmente caminhada deveria estar também comtemplado. Mas nao faz mal: no meio de tanta bicicleta e ciclistas, ainda houve quem sorrisse, cumprimentasse e brincasse com um ou outro furo que obrigava o grupo a parar, fazendo com que na nossa caminhada os tivessemos ultrapassado duas vezes, tanta era a "má sorte" do grupo. Entretanto consertado o 5o furo segundo dizia algum lá seguiram o seu trajecto sem os voltarmos a ver.

Para dia 16/03 está "marcada" a segunda parte ou seja: saida de Fafe em direcçao a Fareja para completar o trajecto e apreciar o que falta, tendo já descoberto em mapas, que o Rio Vizela acompanha parte do trajecto depois da "curva" de Fareja. Ansiedade é a palavra.

Para os entretantos fica a 1a. Caminhada em Celorico de Basto da Associaçao Basto Move.te já no proximo dia 08.03.2008: 14km com história é o que se espera: com ansiedade também claro está.

Mas seria importante questionar: para quando a Ecovia a ligar-nos (Celoricenses) quiças a Fafe ou a Amarante... ou para começar até Mondim?... a paisagem é linda e vale a pena o investimento.

Abraços: matrixamp

Sem comentários: